Noticias da Catedral do Jalapão

Acompanhe mais nossas novidades em:
https://www.facebook.com/jalapaoecolodge



Caravana Turismo ABRAJET

Os dias 01 e 02 de Novembro de 2014 foram de grandes emoções... recebemos a Caravana de Turismo da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores em Turismo em nossas instalações... foi um momento de abertura solene do Ecolodge do Jalapão...


 


Expedição Cicloturística 400 km do Jalapão


  A equipe do Ecolodge trabalhou intensivamente nesse último mês de fevereiro para apoiar a realização dos 400km do Jalapão, a principal expedição cicloturística na região. Assim no feriado de Carnaval recebeu mais de 50 cicloturistas que participaram do evento percorrendo todos os principais atrativos turísticos da região. Nossas instalações serviram de base de apoio para as atividades de fechamento da expedição: rafting pelo Rio Sono, confraternização com show musical e lançamento do Bike Park Jalapão.


RPPN Catedral do Jalapão recebe novos Mestrandos
Desta vez foram do Curso de Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Tocantins - UFT que no mês de Dezembro de 2013 estiveram em trabalho de campo pelos estudos sobre Geografia da Conservação e do Turismo Sustentável. A fotografia retrata o encontro com vaqueiros tradicionais da região em lida com o gado. 


Catedral do Jalapão Ecolodge em Missão Técnica




TV Record grava Programa 50 por 1 na Catedral do Jalapão

Numa programação intensa estiveram em Novembro de 2013 a equipe do experiente Álvaro Garnero com seu famoso programa sobre viagens... essa edição do programa enfocou a importância da água e como o Jalapão é rico nesse recurso, bem como suas belezas naturais. 


Mais um ano sem Queimadas !!!

Pode não parecer para alguns... mas no Jalapão essa é uma grande conquista! No último mês de Outubro de 2013 completamos mais um ano de trabalhos de contenção de queimadas em toda área da Fazenda Ecológica Catedral do Jalapão, incluindo a RPPN e o Ecolodge em implantação. Com o envolvimento dos criadores de gado do entorno esse resultado garantiu o quinto ano consecutivo sem entrada de fogo em toda a área. Essa conquista marca o bom entendimento entre os vizinhos e o respeito ao projeto ambiental na área. Nesse ano contamos também, pela primeira vez, com um apoio da Prefeitura de São Félix do Tocantins.



RPPN Participa de Projeto do Corredor Ecológico do Jalapão

A gerência da RPPN Catedral do Jalapão esteve presente na última reunião do Projeto Corredor Ecológico do Jalapão que nessa primeira fase foi patrocinado pela Agência de Cooperação Japonesa - JAICA. Veja em http://conexaoto.com.br/2013/10/03/gestores-das-nove-unidades-de-conservacao-do-jalapao-reunem-se-em-palmas-para-rever-projeto-do-corredor-ecologico




Pesquisa científica em campo: nos  dias 9, 10 e 11   de Julho de 2013, a RPPN Catedral do Jalapão foi palco de mais um grupo de pesquisas a desenvolverem estudos sobre a fauna da região. Coordenado pelo Prof. Dr. Renato Torres, do Curso de Mestrado em Ecologia de Ecótonos da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional, foram realizadas atividades de inventário de avifauna. O resultado além do aperfeiçoamento de campo dos biólogos e engenheiros ambientais em campo foi a identificação de mais 34 espécies de aves para a lista espécies da área, perfazendo assim 131 diferentes tipos de aves que vivem nesse ambiente.




Participação em 1ª Oficina do Mosaico do Jalapão: no  dia 14 de Maio de 2013, a gerência da RPPN Catedral do Jalapão participou na oficina que definiu os representantes de instituições governamentais e não governamentais para posse no Conselho do Mosaico do Jalapão como forma de gestão integrada das unidades de conservação do Jalapão e unidades que estão na divisa com os Estados da Bahia e Maranhão.






Lançamentos de Livros sobre Natureza do Tocantins: em Outubro e Dezembro de 2012 foram lançados dois livros de fotografia de autores renomados. O primeiro Expedição Natureza Tocantins, de Zé Paiva e o segundo Jalapão, Unidades de Conservação -  história e cultura, de Ricardo Martins. Em ambos a Catedral do Jalapão foi clicada com a sensibilidade dos autores.





  • Proteção contra queimada: Pelo quarto ano consecutivo foi feito no mês de Agosto de 2012, numa parceria com os vizinhos, o aceiro contra a entrada de fogo em toda a Fazenda Ecológica Catedral do Jalapão. É um trabalho de alta periculosidade, onde se usa roçadeira e o contra fogo. Parabéns a todos os envolvidos pelo bom trabalho!

                                                                  _  _  _  _




  • Adesão ao Mosaico de UCs do Jalapão: Numa iniciativa pioneira, em 01 de Junho de 2012 a RPPN CJ expressou em carta à Presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, a sua adesão a constituição do Mosaico de Unidades de Conservação do Jalapão. Este Mosaico deverá ser integrado por todas as UCs da região dentro do projeto original do Corredor Ecológico Jalapão - Chapada das Mangabeiras, envolvendo agentes e territórios dos Estados do Tocantins e Bahia, servindo como uma ferramenta estratégica de gestão integração pela proteção e educação ambiental.
                                                    _  _  _  _





Cenário de Cinema: Numa grande produção cinematográfica a Produtora O2 gravou a maior parte do filme Xingu (uma saga dos irmãos Vilas Boas pelo sertão do Brasil) nas paisagens do Jalapão, justamente pelo seu nível de preservação. O filme foi lançado em Abril de 2012 em todo o território nacional, onde a Catedral do Jalapão teve presença nas telonas de cinema.  

                       
                                                    _  _  _  _



  • Presença em Seminário: A RPPN CJ participou do 1ª Seminário sobre de RPPNs na Região do Corredor Ecológico do Jalapão, nos dias 29 e 30 de Setembro de 2011; um projeto patrocinado pela JICA e ICMBio em parceria com o Governo do Estado do Tocantins. No seminário foi apresentado o processo de criação da RPPN CJ e suas primeiras ações em prol da conservação ambiental na região do Jalapão.
                                _  _  _  _




  • Lançamento da Pedra Fundamental: Em comemoração ao primeiro ano de criação da RPPN CJ foi lançado em 27 de Julho de 2011 a pedra fundamental do projeto do centro de visitantes da reserva. Para a ocasião foi preparado uma programação cívica e artística, com apresentação do Grupo de Desbravadores de Palmas e de artistas da terra ( cantores e ator de teatro). Estiveram presentes vereadores, Secretário de Meio Ambiente e Turismo, bem como do Prefeito do Município de São Félix. Também prestigiaram o evento técnicos do Parque Estadual do Jalapão - PEJ/Naturatins, o apresentador do Programa Sintonia Ambiental da Rádio Senado e do grupo de expedicionários Outback Brasil, com o seu Programa Pegadas do Cerrado. ( http://www.outbackbrasil.com ). 

_  _  _  _

  • Pesquisadores em Campo: Numa visita rápida estiveram na RPPN no mês de Outubro de 2010 o grupo de pesquisadores do Projeto Corredor Ecológico Jalapão - Chapada das Mangabeiras para levantamentos de espécies de flora e fauna com o propósito de selecionar bioindicadores de monitoramento do projeto.

                              - - - -




  • Desbravadores em Campo: No dia 03 de Agosto de 2010 a Fazenda Ecológica Catedral do Jalapão recebeu seu primeiro grupo de jovens conhecido por Desbravadores, com o fim de vivenciar a montagem de um acampamento e treinamento tático nos moldes dos princípios de atuação dessa agremiação. 

                                                               _  _  _  _



  • Painel de Aeroporto: A Catedral do Jalapão em 2009 foi uma das escolhidas para ilustrar o Centro de Atendimento ao Turista no receptivo do Aeroporto Internacional de Palmas, a capital do Estado do Tocantins.

Terapia Ambiental

Terapia Ambiental
"Pense como uma montanha". Arne Naess