Monumento Natural





O Território do Jalapão foi palco de criação de uma nova Unidade de Conservação, no município de São Félix, que envolve também outra parte da Fazenda Ecológica Catedral do Jalapão. Criada por legislação municipal, a Prefeitura de São Félix do Tocantins foi a pioneira no estado em elaborar (Outubro de 2011) um Sistema Municipal de Unidades de Conservação (SMUC) e dele criou em 07 de Julho de 2012 a sua primeira unidade de proteção integral, denominada de Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono - MONACC.



Com isso a parte sul da Fazenda Ecológica Catedral do Jalapão está integrada ao MONACC, cabendo também a gestão dessa área diante dos princípios já adotados de conservação, pesquisa e ecoturismo. 
A Fazenda Ecológica Catedral do Jalapão passa então a se constituir na principal propriedade rural com zonas de influência de conservação do Corredor Ecológico do Jalapão, visto a presença da RPPN ao norte de seu território, as Zonas de Amortecimento da própria RPPN, do Parque Estadual do Jalapão, do Monumento Natural ao centro e a própria margem do MONACC ao sul da propriedade. 



Terapia Ambiental

Terapia Ambiental
"Pense como uma montanha". Arne Naess